quarta-feira, 30 de setembro de 2009

O melhor roteirista da era de bronze


Parece que o legado de X-men ainda continua forte, tanto que deu a Chris Claremont o primeiro lugar entre os roteiristas da Era de Bronze dos comics, com sete votos. Em segundo lugar, ficou Roy Thomas, o homem que praticamente definiu a Marvel na década de 1970, com seis votos. Gerry Conway, Len Wein e Dough Moench empataram em terceiro, com três votos cada.

Não foi uma lavada, como a de Alan Moore sobre os outros roteiristas britânicos, mas mesmo assim mostra a importância desse roteirista.

Pessoalmente, não concordei muito, mas não interferi. Acho que Claremont teve um momento inspirado quando se juntou a John Byrne em X-men. A fase dos dois nesse gibi é uma das melhores coisas que já foram feitas com super-heróis em todos os tempos. A série tinha ação e profundidade psicológica na medida certa.
Mas o Claremont é um roteirista de muitos altos e baixos, mais baixos que altos. Outros da lista tiveram carreiras mais regulares, como é o caso de Doug Moench, que foi muito competente em toda a sua longa fase no Mestre do Kung Fu. Gerry Conway esteve com tudo na década de 1970, escrevendo algumas das melhores HQs do Homem-aranha, mesmo sob a responsabilidade de substituir Stan Lee. Além disso, ele fez duas obras-primas: Cinder e Ash e Esquadrão Atari, ambas com o magnífico Garcia Lopez.
Len Wein não fica atrás. Basta lembrar que foi ele que criou o Monstro do Pântano...
Conclusão: a Era de Bronze teve grandes roteiristas e não é fácil encontrar um só expoente.

Claro, como sempre faltaram nomes: Denni O´Neal, Steve Englehart, Bill Mantlo... Ficam para outra enquete.

A próxima enquete será sobre os roteiristas europeus.

2 comentários:

Roberto Guedes disse...

Boa enquete, Gian. Votei no Moench, já que o Englehart ficou de fora. Outro fera é o Marv Wolfman, com sua Tumba de Drácula, Novos Titãs e Crise, claro (embora, de todo o seu corpo de trabalho, minha série preferida continua sendo mesmo O Homem Chamado Nova - rs).

Conforme comentei contigo por e-mail, o Roy Thomas "nasceu" na Era de Prata (daí, talvez, o pessoal não lembrar muito de seus trabalhos na Era de Bronze - embora tudo que ele tenha feito com Conan não possa jamais ou sequer ser ignorado).

Na enquete dos europeus, fiquei com o Berardi. Afinal... KEN PARKER RULES!

Abração - e parabéns pelo ótimo blog.

Anônimo disse...

esses caras realmente eram muito bons! Hoje em dia pego um gibi da Marvel pra ler e, sinceramente, acho os roteiros muito fracos. Roy Thomas era muito bom também.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails