Trabalhos publicados

Está sendo disponibilizado no endereço www.literaturaladob.com.br o e-book Literatura Lado B, organizado por Denize Lazarin e Rodolfo Londero e publicado pela Editora da Unicentro. A antologia traz textos sobre ficção científica, terror, fantasia e quadrinhos.
O título refere-se ao fato desse tipo de literatura ter pouca visibilidade nos estudos acadêmicos. Geralmente o lado B é o que trazia as músicas menos conhecidos dos discos. Da mesma forma, são poucos os estudos sobre literatura de gênero no Brasil. “Ao privilegiar esse tipo de literatura, nossa coletânea pretende vislumbrar um novo campo literário, até então oculto: o lema é virar o disco, trocar a música. Nossa coletânea também procura construir esse novo campo em todos os níveis de pesquisa – graduação, pós-graduação e produção docente –, con¬tribuindo assim para uma visão abrangente do que atualmente se produz do outro lado acadêmico”, escrevem os organizadores na apresentação.
Nessa antologia de textos acadêmicos, eu assino um artigo que explica como a teoria hipodérmica, segundo a qual a mídia é toda-poderosa e massificante, influenciou as principais distopias do século XX.

SERVIÇO
Literatura Lado B
Organização de Denize Helena Lazarin e Rodolfo Rorato Londero
Editora da Unicentro
180 páginas
Para baixar: www.literaturaladob.com.br
 
Pare tudo o que você está fazendo: algo muito grave está acontecendo aqui, agora. Mas não se trata do Apocalipse Maia que está prometido para o fim do ano. É algo muito mais ameaçador — e antigo
também: desde eras remotas existem registros de invasões alienígenas. Das Pirâmides do antigo Egito aos Moais da Ilha de Pascoa, das Linhas de Nazca às teorias polêmicas de Erich Von Däniken, muito tem se falado a respeito.
Mas não se trata, agora, de mera especulação: ELES JÁ ESTÃO AQUI! Talvez até mesmo aí, à sua volta, dormindo na sua cama, ao seu lado no metrô — ou ainda, na pior das hipóteses, controlando este país que desde sempre tem se mostrado incontrolável.
A prova, caro leitor, está neste e-book que em breve você terá diante dos olhos. Organizado criteriosamente por Ademir Pascale, um seleto time de autores mostra, sob os mais variados aspectos e abordagens, que aquilo imaginado pelo grande autor H.G. Wells já se faz presente.
Surpreenda-se. Admire-se. Ou fuja — se tiver tempo suficiente!

Participam neste e-book:
- Ademir Pascale (organizador e coautor)
- Arionauro da Silva Santos (cartunista)
- Claudio Parreira (coautor)
- Flávia Muniz (coautora)
- Francisco Juska Filho (cartunista)
- Gerson Lodi-Ribeiro (coautor)
- Gian Danton (coautor)
- Luiz Bras (coautor)
- Marcelo Bighetti (capista, diagramador e coautor)
- Renato A. Azevedo (coautor)
- Roberto de Sousa Causo (coautor)

BAIXE O E-BOOK GRATUITAMENTE E DIVULGUE PARA OS SEUS AMIGOS:
http://www.divulgalivros.org/invasao_alienigena.pdf
 
Antologia Metamorfose II, organizada por Ademir Pascale, com histórias sobre lobisomens. Eu participo com o conto  "Fera". À venda na livraria Amapaense.
Antologia Fantasiando, da editora Regência. Meu conto "O segredo de Helena" é sobre um homem que perde a esposa e descobre que ela guardava um grande segredo.
Em  uma cidade perdida, monsttros e humanos convivem normalmente. Mas o assassinato de uma jovem pode quebrar essa paz. Caberá a um detetive lobisomem e seu pupilo desvenderam esse mistério.
Um capítulo do livro pode ser lido aqui e o mesmo pode ser comprado aqui numa promoção de lançamento: o comprador paga quanto quiser.
O roteiro nas histórias em quadrinhos é o meu livro definitivo sobre o assunto. Trata de temas que vão da criação de personagens ao pacto de verossimilhança. Para comprar, clique aqui.
O livro Introdução à metodologia científica é indicado para alunos que estão iniciando a produção de trabalhos acadêmicos por sua linguagem simples.
 Um dos lançamentos mais esperados do anos, o MSP+50 reuniu alguns dos principais quadrinistas brasileiros nessa homenagem ao Maurício de Sousa. Eu e JJ Marreiro participamos com uma história do Astronauta.
Coleção Guias da Filosofia dedicado ao pensador alemão Nietzsche. A obra traz um artigo de minha autoria, escrito em parceria com Jefferson Nunes, Nietzsche, um ícone pop, que analisa a influência de sua obra em filmes, quadrinhos e na música. O Jefferson assina mais dois textos nessa coletânea. O amigo Matheus Moura também assina um artigo. O livro custa R$ 14,90 e pode ser comprado também no site da editora Escala.

Livro de perguntas e respostas sobre o nazismo publicado pela editora Escala. Texto meu.
Livro sobre a Queda do Muro de Berlim, com textos de vários autores. Editei e escrevi sobre o contexto histórico da criação do muro.
Conhecimento Prático Filosofia 21. Artigo de capa, sobre Edgar Morin.


Conhecimento Pratico Filosofia 22. Artigo sobre o filósofo Thomas Kuhn e a teoria dos paradigmas.


Artigo sobre o Epicurismo.


Conhecimento Prático Literatura 22 - Artigo sobre a série alemã de FC Perry Rhodan.

Desvendando Literatura 20 - artigo sobre Monteiro Lobato e os modernistas.
Conhecimento Prático Literatura 24 - Artigo sobre Neil Gaiman.
 

Desvendando a História especial escravidão. Textos meus e de Matheus Moura. Também fui responsável pela edição.
Conhecimento Prático Filosofia 17.Artigo  sobre o conhecimento científico.
Artigos sobre a Escola de Frankfurt e sobre o livro Para ler o Pato Donald.

Textos sobre o Bagavad Gita e sobre Gandhi.
Revista Discutindo Língua Portuguesa. Artigo sobre o uso das histórias em quadrinhos em sala de aula.

Mad 12. Sátira do Big Brother (sim, eu tive que assistir ao programa para fazer essa sátira).

Mad 13
Mad 14. Sátira do filme Crepúsculo.

Matéria sobre como seria o Twetter dos personagens históricos.
Sátira de Alice no país das Maravilhas, com arte de Roger Cruz (X-men).


Manticore, uma das revistas mais premiadas do quadrinho nacional. Graphic novel em duas partes com texto meu e desenhos de Antonio Eder, Márcio Freire, José Aguiar e Luciano Lagares.

Coletânea internacional lançada pela Devir e o organizada por Roberto de Sousa Causo. Colaboro com o conto Mapinguari.

Coletânea com histórias sobre pessoas com super-poderes organizada por Otávio Cariello e lançada pela Terracota. Colaboro com o conto Intangível.


Livro que analise a obra-prima de Alan Moore e Dave Gibbons do ponto de vista da ciência, publicado pela Marca de Fantasia.

O livro faz um resgate histórico da relação entra os quadrinhos e a ciência. Publicado pela Marca de Fantasia.


Cultura pop, livro usado na disciplina teorias da comunicação.

Agulha hipodérmica: coletânea de artigos sobre a primeira teoria da comunicação.

Este livro é resultado de uma pesquisa feita com meus alunos de jornalismo sobre os critérios usados pelos jornais locais para escolher as notícias.

A3, revista editada pelo amigo Matheus Moura. Colaboro com a história Zullu, desenhada pelo Will.

 Revista Boca do Inferno, da editora Jupiter II. Colaboro com a história Zumbi, desenhada pelo E. Thomaz.
Família Titã, história desenhada por Joe Bennett com roteiro meu. Publicada em diversas revistas da editora Nova Sampa na década de 1990, chegou a vender mais de 100 mil exemplares e foi um dos trabalhos que abriram a porta do mercado americano para o compadre Joe Bennett. Leia mais sobre essa história aqui.


Livro Roteiro para histórias em quadrinhos, lançado em 2008 pela PopMídia. Está esgotado e deve ser relançado, em uma edição revista e ampliada, pela Marca de Fantasia.

 A hora do crepúsculo, lançada pela Nova Sampa, foi uma das revistas de quadrinho nacional mais emblemáticas da década de 1990. Muita gente me disse que começou a fazer quadrinhos a partir da leitura desse especial, que reunia 3 histórias escritas por mim e desenhadas por Joe Bennett, que na época assinava Bené Nascimento.

Especial Prismarte sobre Conspirações Tupiniquins. Participo com duas histórias, ambas desenhadas por Antonio Eder: uma sobre a morte de PC Farias e outra sobre os ataques de 11 de setembro. 
A série Exploradores do Desconhecido foi criada por mim e pelo desenhista Jean Okada, em 2008 e logo alcançou um grande número de fãs, especialmente entre os apreciadores da ficção científica clássica. Chegou a ser destaque na revista Mundo dos super-heróisPara ler, clique aqui
A Mulher Estupenda, criada pelo cearense JJ Marreiro, é uma homenagem aos personagens da era de ouro dos quadrinhos. Quando vi o traço do JJ, gostei tanto que acabei escrevendo esse pequeno roteiro sobre uma inusitada invasão extraterrestre. 
Revista Space Opera, do amigo Leonardo Santana. Colaboro com esse primeiro número escrevendo um artigo sobre... spaces operas!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails