O roteiro a seguir é parte da primeira página desse terceiro número. É um ótimo exemplo do formato chamado pelo próprio Moore de "à prova de desenhistas", em que o roteirista descreve tudo nos mínimos detalhes. Em tempo: gostaria de agradecer à tradução do amigo Alan Noronha, roteirista de quadrinhos e tradutor juramentado (o Whatsapp dele para trabalhos de tradução é 51 981415046 e você pode também entrar em contato através da página dele).
Confira o roteiro e veja como ficou o resultado final.
BIG NUMBERS
Três (quarenta páginas)
PÁGINA 1
QUADRO 1
“APENAS NO PAPEL A HUMANIDADE CONSEGUIU ATINGIR GLÓRIA, BELEZA,
VERDADE, CONHECIMENTO, VIRTUDE E AMOR DURADOURO.” - GEORGE BERNARD SHAW.
Olá, Bill. O tema visual recorrente
que permeia esta edição é o do papel se ferrando. Considerando isso, não tenho
muita certeza sobre a relevância da citação do Shaw acima...foi apenas o único
verbete com a palavra papel no meu dicionário de citações. Talvez seu significado
fique menos opaco ao progredirmos com a narrativa. Assim esperamos.
Esta primeira página tem 12 quadros,
nos quais nós basicamente estamos olhando a irmã de Christine, Janice, que está
sentada em sua cadeira junto à parede da ala lateral do hospital durante sua
vigília da ainda não vista forma de seu namorado em coma Keith. Quero que você
imagine que estamos olhando a Janice de frente, ela sentada contra a parede nos
encarando, e que ela está lendo um formulário de pesquisa ilustrado e
fartamente impresso. O formulário consiste em uma única folha, impressa em
ambos os lados, na qual imagens simples e brilhantes de vida de consumidor
rodeiam uma lista de perguntas que são brilhantemente numeradas. Conforme a
Janice vai lendo, a parte de cima do formulário se virou para trás, de modo que
fica visível de cabeça para baixo quando olhamos para ela. Agora, para este
primeiro quadro, quero que você imagine que nós demos um zoom bem nessa parte
virada do formulário de pesquisa. Mais precisamente, demos um zoom na coluna
dos grandes números anelados que marcam as perguntas, embora estejamos tão
perto deles que não podemos ver as perguntas. Tudo o que vemos são dois ou três
grandes números de cabeça pra baixo, provavelmente números entre um e quatro,
já que estão relacionados às perguntas bem no início da enquete. Esses dígitos
invertidos preenchem todo o primeiro quadro, levando-nos à questão do campo de
números que preenche a página frontal interior. O balão de fala da Janice sai
do quadro acima.
Janice (em off, acima): ...dei dois
formulários extra pra mamãe, mas a Chris estava choramingando sobre o romance
dela, então ela não queria FAZER aqui.
QUADRO 2
Agora nos afastamos um pouco do close
intenso nos números virados. Nesta tomada, podemos ver as perguntas (também de
cabeça para baixo) que estão anexadas aos números anelados, sendo elas coisas
simples como nome, endereço, você é o dono da propriedade acima, etc, que não
precisam ser legíveis aqui a menos que você queira que elas sejam. Também
podemos ver agora, nos afastando, que estávamos olhando a parte de cima virada
de um formulário de pesquisa, e podemos talvez vislumbrar um pouco da mão da
Janice...o dedão ou algo assim...entrando no quadro de fora para um lado
enquanto ela segura o pedaço de papel. Os balões dela ainda entram no quadro na
parte de cima da imagem.
Janice (em off, acima): Então, este
formulário extra, eu pensei “Oh, o Keith gostaria disso. Eu vou...”
Janice (em off, acima): Keith? Está me
ouvindo?
QUADRO 3
Afaste um pouco mais e podemos ver
agora toda a folha com o verso virado e um pouco de Janice sentada logo após,
segurando-a frente a si enquanto lê para Keith, que não aparece no quadro. Ela
está provavelmente sentada com uma capa de chuva, e se podemos ver algo de seu
rosto entrando no quadro pela parte de cima, deve ser a parte inferior do
rosto, com os olhos ainda não visíveis.
Janice (de cima): Bom.
Janice (de cima): Bem, de qualquer
modo, tem a ver com um shopping center novo e eu já preenchi as quatro
primeiras...
QUADRO 4
Ok, neste quadro nos afastamos só um
pouco mais e agora temos uma confortável tomada de meia figura de cabeça e
ombros da Janice sentada de frente pra nós em sua cadeira de hospital,
segurando o formulário de pesquisa em frente dela, seus olhos abaixados em
direção a ele enquanto lê. Sua expressão, como de costume, é razoavelmente
neutra. Também, baseados em seu ambiente imediato, não temos muita ideia de
onde ela está, como nas ocasiões anteriores em que a vimos sentada com Keith no
hospital. Keith, como sempre, está fora
do quadro, em algum lugar ao fundo. É quase como se olhássemos para Janice
através dos olhos comatosos dele, embora só vamos perceber isso mais tarde
nesta edição.
Janice: “Nome:
Keith Peach
Endereço: Hospital
Você é dono da propriedade acima? Não.
Emprego
ou ocupação: encanador”
QUADRO 5
Ok, agora no resto desta página de
doze quadros mantemos a mesma tomada da Janice, só sentada lá de frente pra nós
em uma tomada de meia figura de cabeça e ombros. Apenas Janice se move nesta
página, e apenas levemente. Aqui, ela ainda não está olhando para nós, mas
ainda tem os olhos baixos fixos no formulário. Aqui, ela tem uma leve expressão
de inquietação como se estivesse levemente perplexa com a elaboração da próxima
pergunta.
Janice: Aí diz “Você está atualmente
trabalhando no emprego acima?”
Quer dizer, “Você ainda trabalha como
encanador?”
QUADRO 6
Mesma tomada. Aqui, porém Janice
desvia o olhar do formulário e dirige um olhar frio e questionador diretamente
para nós, nos olhando diretamente nos olhos. Oh, por falar nisso, eu deveria
ter mencionado que a Janice está segurando uma caneta esferográfica na outra
mão. Desculpe por isso. Aqui, a caneta está pausada sobre o formulário enquanto
a Janice dirige seu olhar questionador ao Keith que está fora do quadro antes
de continuar.
Sem diálogo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário