domingo, 17 de dezembro de 2017

Pense no texto como um todo


Quando for escrever o texto de sua história em quadrinhos, pense no texto como um todo, e não como elementos isolados. Um dos principais erros dos iniciantes é isso: não interconectar os textos, especialmente da legenda. O leitor deve sentir que o roteirista pensou a história como um quebra-cabeça em que cada parte do texto se encaixa para compor algo maior.
Um exemplo disso é minha história em quadrinhos Refrão de Bolera, com desenhos de Bené Nascimento e publicada em diversas revistas da editora Nova Sampa, no início da década de 1990.
A história mostrava uma paulistana que chegara a poucos dias em Belém envolvida em várias aventuras eróticas. Nessa primeira parte da HQ, a personagem se desmancha em elogios para Belém e a chama de “cidade de cartão postal”.
No ponto de virada a história ela é assaltada, tem a mão cortada, volta ao hotel, descobre que alguém fechou sua conta e levou todas as suas coisas. Assim, ela se vê sozinha, sem dinheiro ou amigos numa cidade que não conhece, e uma cidade violenta (eu escrevi essa história depois de ter sido assaltado).
No final, a protagonista se senta na escadinha da beira-rio (famosa na época), segura o corte da mão para evitar que ele sangre mais e pensa:
Eu tinha uma bolsa. Eu tinha um conversível. Eu tinha um apartamento e algumas gramas de cocaína. Eu tinha dinheiro no banco. Agora só tenho um corte na mão... e uma cidade de cartão postal.

O leitor, ao lê isso, percebe que todo o texto foi pensado como um todo, uma vez que a primeira parte do texto se encaixa com a última, dando um outro sentido para a palavra “cidade de cartão postal”. 

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails