quarta-feira, 6 de maio de 2015

Gian Danton lança Como escrever quadrinhos



Gian Danton está lançando mais um livro sobre roteiro para HQ. Trata-se do volume “Como escrever quadrinhos” (editora Marca de Fantasia, 108 páginas, 25 reais).
O autor é roteirista desde 1989, quando publicou a história Floresta Negra na revista Calafrio, em parceria com Bené Nascimento (Joe Bennett). Desde então participou de diversos projetos entre eles a premiada graphic Manticore ou o álbum MSP+50.
Quando começou a escrever HQs, não havia nenhuma referência sobre o processo de produção de quadrinhos ou mesmo sobre a formatação do roteiro. “Com esse início tão pedregoso, sempre fui muito solícito com novos roteiristas que me procuravam com dúvidas”, explica o roteirista, no texto de abertura do volume. Essas orientações deram origem ao primeiro livro, O roteiro nas histórias em quadrinhos, lançado também pela Marca de Fantasia, em 2010. Entretanto, mesmo com o livro, as questões continuaram a chegar, o que levou à ideia de produzir um segundo volume.
Um acaso contribuiu também para a produção do segundo livro. Convidado para o evento Muiraquicon, em Belém, em 2012, foi-lhe pedido que preparasse duas palestras diferentes sobre roteiro. “A saída foi produzir uma palestra auto-biográfica, explicando como escrever quadrinhos a partir da minha própria trajetória. Os problemas que enfrentei e como os resolvi”, conta o roteirista. Assim, além das técnicas de roteiro, o livro se debruça sobre o processo criativo a partir da experiência do próprio autor.
Como escrever quadrinhos será vendido por 25 reais, mas está em promoção de pré-venda até o dia 14 de maio, ao preço de 18 reais, com frete já incluso (os livros serão enviados a partir do dia 15 de maio). O livro pode ser adquirido através do e-mail profivancarlo@gmail.com.

3 comentários:

Anônimo disse...

Olá, prof. Pesquisei um pouco em seu blog, mas não encontrei nada relacionado sobre os passos seguintes ao roteiro: presumindo que já há um roteiro encaminhado, minhas questões seriam: como contactar desenhistas/arte-finalista? qual o pagamento mínimo para um desenhista/arte-finalista? quais seriam os custos mínimos para publicar e/ou imprimir um hq de tamanhho médio (24 págs., p.ex.)?; se o sr. pudesse fazer uma postagem indicando esses caminhos, seria ótimo. Desde já agradeço e faço votos que sua iniciativa com esse blog continue! D.L.

Gian Danton/Ivan Carlo disse...

Oi DL. Não há respostas muito claras para suas perguntas. Você pode usar as redes sociais para procurar colaboradores do projeto. Os valores são extremamente relativos. Uma página de quadrinhos varia de 50 reais a mil reais, dependendo de quem está fazendo. Ou seja: 24 páginas, o orçamento do desenho pode variar de uns mil reais a 24 mil reais. Quanto à impressão, o mesmo: depende de tiragem, formato, quantidade de páginas, tipo de papel, se é policromia, ou só uma cor e até de onde vai ser impresso. Eu prefiro as gráficas de São Paulo e Curitiba, onde tenho contatos e me parecem com uma boa qualidade e bons preços.

Anônimo disse...

Prezado Prof., desculpas pela demora em responder. Tenho andado ocupado com atividades relativas ao doutorado que estou cursando. desde já agradeço a resposta. Tenho 2 ideias para roteiro, mas não sei desenhar e o hq tem uma face como obra coletiva (desenhista, arte-finalista, colorista, letrista, etc.) bem forte, sem falar as questões própria da publicação. Por isso minhas dúvidas no post anterior. De todo modo, continuarei maturando as ideias e sempre que puder, passarei por aqui. Até mais! D.L.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails